Gruta da Mangabeira situada em Ituaçu no sudoeste da Bahia



A reportagem do blog BELO CAMPO NOTÍCIAS esteve visitando, e fazendo uma reportagem, sobre as belezas naturais e de fé católica do povo residente e os visitantes da cidade de Ituaçu região Sudoeste do Estado. A cidade tem aproximadamente 18 mil habitantes à maioria nativa, e é considerada como o Portal de entrada (Sul) da Chapada Diamantina, sem dúvida um dos mais destacados cenários do Ecoturismo do Bahia.

A Gruta da Mangabeira é a 33ª maior gruta do Brasil, com 3 230 metros de extensão. Ela está situada no Morro da Mangabeira. Diz a lenda recorrente na região, que esta gruta teria sido descoberta por um vaqueiro que ao seguir uma vaca caiu de uma altura de cerca de 30 metros dentro daquele imenso buraco e saiu ileso, como no momento da queda pedira ajuda ao “Sagrado Coração de Jesus” nada sofrera e conseguira sair dizendo a todos sobre a sua descoberta e sobre o milagre.
Entretanto segundo consta no Livro de Tombo da Igreja de Nossa Senhora do Alivio, Igreja Matriz de Ituaçú, a Gruta da Mangabeira servia para a extração do salitre, mineral utilizado na fabricação de pólvora, e que ganhou a notoriedade devido a sua extensão e beleza cênica. A primeira referencia de atos sacros dentro da Gruta da Mangabeira, datam de 1884, quando, dois Padres Lazaristas celebravam missas no interior da Gruta com a ajuda de famílias locais.
Provavelmente não teria sido este o primeiro fato que remeta a sacralização do local, face a sua beleza e a forte religiosidade da população sertaneja. Desde então a Gruta da Mangabeira recebe anualmente milhares de romeiros para venerar o “Sagrado Coração de Jesus”, esculpido em uma estalagmite. Atualmente o numero de romeiros é calculada em 65 000 romeiros por ano.
Além se realizar ali frequentemente o chamado turismo religioso e de fé católica, com a celebração de missas, terços, pregações, etc. as milhares de pessoa que visitam Ituaçu independente do dia mês ou ano, é formada por turistas, curiosos e romarias de católicos fervorosos que visitam a cidade e região, por N motivos. Uns com a finalidade de conhecer as belezas naturais, outros para fazer turismo ecológico já que a região e muito propicia para tal, e a maioria para conhecer especialmente a Gruta da Mangabeira um lugar mágico de uma beleza natural exuberante e encantadora, que é dos lugares mais visitados da região.
 A grande maioria daqueles que ali comparecem, fazem parte de Romarias de católicos que vão agradecer a Deus, e ao Sagrado Coração de Jesus pelas graças alcançadas por determinado milagre, outros vão fazer promessas para conseguir bênçãos pelos mais diferentes motivos, expressando ali a seu credo religioso diante de uma obra da natureza que é um verdadeiro prodígio deixado por Deus.
 Ituaçu fica a 524 km da capital e aproximadamente a 300 quilômetros do Santuário de Bom Jesus da Lapa, outro ponto turístico católico tradicional, também um dos lugares mais visitados na região e do Brasil. A Padroeira da cidade de Ituaçu é Nossa Senhora do alivio, e as festas religiosas mais populares são, em 15 de agosto (Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Alivio) maio (Divino Espirito Santo), de 25 de agosto a 03 de setembro, é realizada a festa do Sagrado Coração de Jesus, após a festa no mesmo dia 03 de setembro acontece, a (Romaria na Gruta da Mangabeira) no distrito de Mangabeira, a 3,5 quilômetros do centro da cidade.

A festa do Sagrado Coração de Jesus que reúne milhares de pessoas, na verdade é um grande destaque, a mesma tem início no dia 25 de agosto, com a realização de novenas ao Sagrado Coração de Jesus, mas o auge das comemorações se dá nos dias 02 e 03 de setembro, quando a Gruta da Mangabeira recebe as romarias vindas de vários pontos do Brasil.

No último dia dos festejos é realizada grande procissão que sai do centro da cidade com destino à Gruta, no povoado em Mangabeira. No local é celebrada uma missa solene na parte da manhã. A Gruta da Mangabeira é um local tombado pelo patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHN) desde 1962 é um dos lugares mais encantadores da cidade conta com 3,5 quilômetros de extensão, e o seu interior é dotado de um sistema de iluminação cênica, os fiéis e visitantes em geral, além da expressão de fé, podem conhecer e pesquisar os mais de 70 formações naturais, com formas de órgãos humanos, objetos, figuras sacras, animais e até passagens bíblicas. Outros destinos para quem quer conhecer os recursos naturais da cidade são a Cachoeira do Rio Mato Grosso, que forma diversos poços, a exemplo do Poço das Moças, dos Olhos, da Amizade e do Ouro e a trilha do Morro do Ouro.

Informações de como chegar a Ituaçu

Saindo da capital pela BR-324, sentindo Feira de Santana, seguir pela BR-116, passando por Itatim e Milagres para ter acesso à BA-026. Depois de passar pelas cidades de Planaltino, Maracás e Contendas do Sincorá é só seguir por mais 80 quilômetros até entrada da BA- 142, para chegar a Ituaçu. Outra opção é trafegar pela BR-242 até a entrada da BA-142, passando por Andaraí e Barra da Estiva. A distância entre a cidade e a capital é de 495 quilômetros.

Saindo de Belo Campo, Itinerário da nossa redação.

Pegamos a BA 265, após entramos na BR em sentido a Vitória da Conquista, passamos por, , Vitória da Conquista, Anagé, Tanhaçu, e finalmente Ituaçu.  Não há como errar é só ter atenção existem placas de sinalização durante todo o percurso. Distância da Belo Campo a Ituaçu são 170 km.
Share on Google Plus

About Revista Destaque Bahia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário