Como combater a criminalidade não só nas cidades pequenas, e sim no Brasil ? Autor: Willian Tigre


Vou começar esse pequeno texto com algumas perguntas:

O que falta para diminuir a criminalidade ?
Programas de TVs e Jogos violentos estimula a delinquência ?
A educação oferecida pelo pais são adequadas ?

A edução oferecida pelos pais de hoje em dia não é a mesma de antigamente, já que os de hoje não pode dar se quer uma palmada nos seus filhos, que estão sujeitos a penalidades.

Quanto aos menores em situação de risco, ou melhor, "menores de rua", devem ser implantados programas de reintegração dos mesmos à sociedade, com estudo, trabalho e lazer.

É imprescindível que as Prefeituras Municipais e o Estado, abram suas escolas para que a população delas se utilizem, não só em horário de funcionamento escolar, mas sim em período integral como meio de lazer de toda a comunidade onde elas se encontram.

O mesmo deve ser feito com as praças públicas, onde as Prefeituras Municipais devem incentivar a utilização das mesmas para jogos e lazer, deixando de serem espaços da ociosidade e do vício. 

As ruas devem estar sempre bem iluminadas e as árvores devidamente podadas para evitar que o escuro da noite possa servir de esconderijo natural para o tráfego e uso de drogas e também de bandidos. 

A participação popular é imprescindível, já que a Constituição Federativa do Brasil assegura a todos os brasileiros o direito à associação para fins lícitos, não proibida em lei e vedada a de caráter paramilitar. 

Esse mecanismo de liberdade e democracia participativa é o grande elo de ligação e ingerência entre o cidadão e as coisas do Estado em busca do bem comum. 

Nenhuma das soluções acima apontadas acontecerá por mera dádiva do Estado, se não houver a participação das autoridades e dos cidadãos nas cobranças, nas ingerências, na ativação de mecanismos que façam com que o Estado Brasileiro deixe de atender unicamente a uma mínima parcela mais rica da população brasileira. 

É preciso cada vez mais que a cidadania se fortaleça e se una em torno de objetivos perfeitamente lícitos e que a mente humana desenvolva, para que o Estado atenda a todos na distribuição de sua riqueza em prol de todo seu povo e não só do povo de classe média alta. 

É necessário também que os meios de comunicação e a grande imprensa livre, entendam de uma vez por todas que outro país se forma além dos meros e antigos mecanismos políticos de democracia representativa e que se não retratarem essa nova realidade estarão afirmando conservadoramente: Se a imprensa não noticiou, o fato não aconteceu. 

Portanto, qualquer meio de solução passa necessariamente pela democracia participativa e participar não é somente exercer o direito ao sufrágio universal, mas sim acompanhar, fazer, acontecer, exigir, enfim agir, eis que a Constituição Federativa do Brasil assegura esse direito.

"Amai ao próximo como a te mesmo" diz o mandamento revelado por Deus através de Moisés, se não existe meios eficazes para combater a escalada da violência poderíamos usar esse preceito bíblico como filosófica de vida e aguardar as mudanças.

ATENÇÃO: ESTA APRESENTAÇÃO REFLETE A OPINIÃO PESSOAL DO AUTOR SOBRE O TEMA, PODENDO NÃO REFLETIR A POSIÇÃO OFICIAL DO (BCN).

Autor: Willian Tigre, com pequenos parágrafos da internet.


Share on Google Plus

About Revista Destaque Bahia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário