Belo Campo: Falta de segurança preocupa os moradores


Medo e insegurança, são esses os sentimentos que prevalecem entre os moradores do município baiano de Belo Campo. Localizado na mesma região de Vitória da Conquista, há 582 km de Salvador, o município com 18.000 habitantes tem sofrido com a falta de segurança pública. 
As consequências ocasionadas por essa insegurança estão chegando ao nível caótico. De acordo com o cantor Carlinhos Freire, "os primeiros problemas devido a ausência de proteção iniciaram há 5 anos atrás, quando o Sr. Valentim (morador da região) foi assaltado a mão armada chegando em sua casa na Fazenda Periperi. Um ano depois, aconteceu o assassinato do Sr. Manuel Souza Prado (mais conhecido como Manuel da Baixa), na Lagoa do Canto. Ele também era morador da Fazenda Periperi".
Após esses fatos, o número de crimes e assaltos aumentaram gradativamente. Atualmente, a situação está fugindo do controle e deixando os moradores de Belo Campo assustados e, principalmente, preocupados.
Ainda segundo Carlinhos, "toda semana acontece um assalto (a mão armada, na marioria das vezes), em plena luz do dia, ou crime em casas, comércios, agência do correio, entre outros locais. Além disso, ladrões invadem casas e expulsam moradores, botam fogo em pessoas e casas, cortam e machucam idosos. Na zona rural, a droga rola solta, moradores são amarrados e mortos para serem roubados. Enfim, fazem coisas que nós nem imaginamos."
O cantor disse, também, que quando o cidadão vai procurar o policial, o mesmo afirma não poder fazer nada por falta de recurso. Ou seja, além de ter apenas uma viatura e dois policiais em serviço, "a população não pode contar com eles, devido a ausência de delegado, para fazer boletim de ocorrência. Os crimes não entram nas estatísticas da Polícia e da Secretaria".
Cidadãos vivem sob o toque de recolher, imposto pelos próprios bandidos e, a partir das 18 horas, moradores se trancam em suas casas e vivem amedrontados (com medo de criminosos invadirem suas propriedades a qualquer momento), presos em suas próprias residências, impedidos de aproveitar a liberdade. 
"Tem dia que a viatura não tem gasolina para atender a um chamado, e já chegou a passar mais de dois meses na oficina mecânica. Belo Campo está caminhando para ser uma cidade sem lei, e o povo pede socorro", finalizou Carlinhos Freire.
O cantor, juntamente com Gilberto Ferreira, mais conhecido como Seu Gil (representante da Igreja Católica e vice Presidente do Sindicato Rural), entregou nessa quarta (17.09) um abaixo-assinado para a chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, Sra. Gabriela Macedo, para passar as mãos do Sr. Maurício Teles Barbosa, a fim de conseguir sucesso no pedido da população para uma melhor segurança em Belo Campo.
Share on Google Plus

About Revista Destaque Bahia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. A População estimada de Belo Campo é de 18.459 (IBGE 2014). Belo Campo não fica a 327.94 km de Salvador, mas sim a 582 km.

    ResponderExcluir